sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Projeto Verão Costa a Costa e economia solidária movimentam Praia da Coroinha no Verão Costa a Costa em Itacaré

O CESOL Litoral Sul está participando da Feira da Economia Solidária e Verão Costa a Costa em Itacaré (BA), na Praia do Coroinha. O evento começou ontem (30) e segue até o dia 02/02.


O Verão Costa a Costa está na sua terceira edição sendo um ponto de encontro para quem ama esporte, lazer, música e diversão. O evento segue estimulando a prática esportiva, promovendo a saúde, e oferecendo aos visitantes, a oportunidade de conhecer o empreendedorismo local e adquirir produtos da Feira da Economia Solidária.

O projeto é de iniciativa da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e está contando com as visitas do Secretário, Augusto Vasconcelos e do Superintendente, Wenceslau Júnior, nesta sexta-feira. Além deles, a equipe do Cesol Litoral Sul está marcando presença na Feira de Economia Solidária, que está encantando o público visitante, com diversos produtos regionais.

Cerca de 50 empreendimentos estão participando da Feira, com exposições de artesanatos, alimentos e bebidas.

Nos estandes é possível conhecer  os produtos que estão sendo comercializados e  encontrar  diversas opções que são a cara da cultura sulbaiana. Têm chocolates produzidos na região, com diferentes intensidades do cacau; acessórios feitos de crochê e outros tipos de artesanatos; cocadas e diversos outros produtos derivados do cacau, como molhos e licores.

A feira fomenta a economia solidária e promove o trabalho de artesãs, artesãos e produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A Feira da Economia Solidária é realizada com o apoio do CESOL Litoral Sul e Organização Social Os Querinos.

'Rui Costa é um homem que todos os ministros detestam', afirma o senador Ciro Nogueira

Rui Costa - Arquivo PT

Com informações do  site correio*

O senador Ciro Nogueira, presidente do PP (Progressistas), foi taxativo quanto a fama do ministro da Casa Civil, Rui Costa, no governo federal: "É um homem que todos os ministros detestam. Não coordena nada no governo”, disse em entrevista a jornalista Andréia Sadi, na GloboNews, nesta quinta-feira (30)

Para ele, o governo está descoordenado porque há "Lulas demais". Um deles, seria Rui Costa. "Não temos um presidente que está coordenando o país. Quando os problemas chegam nele, está completamente blindado“, avaliou Nogueira.

Em resposta às críticas, o senador Jaques Wagner (PT-BA) argumentou que o ministro da Casa Civil "é mais da gestão". "Como ele cobra os ministros em nome do Lula e é mais seco, o pessoal reclama. Mas ele é um trabalhador, tem código de procedimento compatível com o de Lula e comigo. Mas se quem colocou ele na Casa Civil está gostando do trabalho, ele não vai sair. Mais fácil o Lula pedir para ele amenizar as relações", disse também em entrevista a GloboNews.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Ilhéus sofre novo bloqueio de valores na conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Apesar do impacto financeiro, novo governo garante pagamento dos servidores


Nesta quinta-feira (30), o município de Ilhéus enfrentou mais um bloqueio de valores na conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante no valor de R$ 4.588.742,06 foi retido devido a débitos não quitados junto ao INSS/RFB, referentes ao mês de novembro de 2024, de responsabilidade da antiga gestão.

Com esse novo bloqueio, os valores retidos em janeiro de 2025 já somam R$ 9,1 milhões, incluindo impostos atrasados, precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Apesar da retenção desses recursos comprometer o fluxo de caixa da Prefeitura, a atual administração garantiu o pagamento da folha salarial desse mês, nesta quinta, assegurando que os trabalhadores recebessem seus vencimentos sem atrasos.

A gestão segue monitorando a situação financeira do município e buscando soluções para mitigar os efeitos dos bloqueios, além de viabilizar medidas para responsabilizar os culpados pelo endividamento da Prefeitura.




Prefeito de Ilhéus discute obras para a cidade em reunião com a Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia.

Encontro tratou de projetos que trarão benefícios a toda população

A Secretária Jusmari Oliveira e o Prefeito Valderico 


Na quarta-feira (29), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, em Salvador. O encontro teve como foco ações para melhoria da infraestrutura urbana do município.

Durante a reunião, o prefeito apresentou uma lista de obras prioritárias para Ilhéus, incluindo a revitalização da Central de Abastecimento do Malhado, a ponte de contorno até o bairro São Miguel e a construção de um viaduto na entrada do Teotônio Vilela. Os projetos são essenciais para o desenvolvimento da cidade e foram elaborados a partir de demandas da comunidade ilheense

A secretária Jusmari afirmou que enviará uma equipe para avaliar a viabilidade de execução das obras, reforçando o compromisso entre o Estado e o Município.

TJ-BA aposenta compulsoriamente juiz que causou polêmica ao abrir edital exclusivo para pessoas LGBTQIAPN+


O juiz de Direito Mario Soares Caymmi Gomes, auxiliar da 12ª Vara de Relações de Consumo e integrante do 4º Cartório Integrado de Relações de Consumo da Comarca de Salvador, foi aposentado de forma compulsória proporcional ao tempo de serviço pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em sessão do Pleno nesta quarta-feira (29).

A decisão ocorre após a Corte abrir reclamação disciplinar contra o juiz, que foi apresentada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia à época, Nilson Soares Castelo Branco. O magistrado diz, no documento, que a imagem da Corte “foi vilipendiada” por terem sido veiculados nas redes sociais “fatos inverídicos e distorcidos” sobre as ações e as políticas públicas desenvolvidas pelo Tribunal após a abertura de edital pelo juiz com três vagas de estágio em seu gabinete exclusivas para pessoas LGBT+. Esse edital foi vetado pelo então corregedor-geral da Justiça da Bahia, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Ele considerou que não seria razoável impedir pessoas de participarem do processo.

Na oportunidade, Mario Gomes recorreu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas não conseguiu reverter a decisão. O CNJ não discutiu o sistema de cotas. Disse somente que juízes não podem praticar políticas afirmativas sem o consentimento prévio do tribunal ao qual estão vinculados.

A publicação do edital, por si só, gerou enorme polêmica no Estado. Mas os ânimos ficaram mais exaltados depois que o juiz concedeu entrevista ao programa “OAB no Rádio”, em 5 de maio. A conversa era sobre “empregabilidade para a população LGBT+” e ele falou sobre o caso.

Em certo momento da entrevista, disse que havia lhe causado muito incômodo o fato de o veto ao edital ter partido “de um corregedor que é gay, ainda que ele não se assuma”.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

A Cura do Cacau


Por Marco Lessa

Brasil tem uma longa história na produção de cacau, sendo um dos principais produtores mundiais. O setor cacaueiro é fundamental para a economia nacional, gerando empregos, exportações e desenvolvimento, especialmente na Bahia e no Pará, que juntos respondem por mais de 90% da produção nacional. Nos últimos 15 anos, o Brasil tem se destacado na produção de chocolates de origem, agregando valor ao cacau e fortalecendo marcas nacionais no mercado global. Esse movimento impulsiona o turismo gastronômico e valoriza o cacau de origem, especialmente no sul da Bahia e na região do Xingu, no Pará.

Apesar de sua importância econômica, a produção de cacau no Brasil já enfrentou desafios severos, como a doença vassoura-de-bruxa, identificada na Bahia na década de 1980, que devastou as lavouras e reduziu drasticamente a produção nacional. Atualmente, um novo risco ameaça a cacauicultura brasileira: a monilíase do cacaueiro, um fungo altamente destrutivo que já afeta países vizinhos. Caso essa doença chegue ao Brasil, pode causar perdas severas na produção.

Diante da gravidade da situação, controlada graças aos esforços dos governos estaduais e da CEPLAC, resolvi contribuir desenvolvendo projetos e missões técnicas que promovessem a verticalização da produção, agregassem valor e debatessem toda a cadeia produtiva, como o Chocolat Festival, criado em 2009. Nesta jornada, conheci o pesquisador Paulo Coelho Vieira e a Fundação GHP – Global Humanitarian Program, na Bélgica, da qual me tornei parceiro. Foi-me apresentada a Effatha, uma tecnologia inovadora, de origem brasileira, desenvolvida para melhorar a resistência de plantas, reduzir os impactos de doenças e aumentar a produtividade das lavouras.

A Effatha é uma tecnologia agrícola baseada em soluções biotecnológicas desenvolvida em parceria com várias universidades e centros de pesquisa. Aplicada ao cacau, pode ajudar no controle da vassoura-de-bruxa e na prevenção de doenças emergentes, como a monilíase. Entre seus benefícios, destacam-se: aumento da produtividade, melhoria da resistência das plantas a pragas e doenças, redução da necessidade de defensivos químicos, maior rentabilidade para os produtores e sustentabilidade ambiental.

Como representantes da Fundação GHP, em 2024 apresentamos a tecnologia aos governos da Bahia e do Pará para combater a vassoura-de-bruxa, prevenir a monilíase e aumentar a produtividade, restaurando a economia de regiões como o sul da Bahia e ampliando a produção no Pará e em outros estados produtores. O Brasil pode inclusive exportar essa solução para outros países afetados por esses fungos, como Ghana e Costa do Marfim.

Apesar das resistências e dúvidas comuns a tecnologias inovadoras, já dispomos de material suficiente, no Brasil e no exterior, para comprovar sua eficácia. Durante o Brazil Origem Week, realizada na Grand Place de Bruxelas em 2024, visitamos uma plantação de milho onde a Effatha é responsável por ganhos de produtividade de cerca de 30%. Assim, os governos estaduais e federal podem investir pioneiramente na cura dessas doenças do cacau, tornando o Brasil mais sustentável, socialmente justo e com o verdadeiro sabor do melhor chocolate de origem.

Marco Lessa, 54, é empresário e criador do maior evento sobre cacau e chocolate da América Latina.


Fonte: mercadodocacau

Avenida ACM no malhado voltará a ser de mão dupla. Mudança começa dia 7 de fevereiro.


A Prefeitura de Ilhéus estará fazendo uma grande mudança no sistema viário da cidade. A avenida Antônio Carlos Magalhães no malhado, voltará a ser uma via de mão dupla, como era no passado. A alteração é uma das promessas de campanha do Prefeito Valderico Junior que agora coloca em prática. A 
superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRAM) emitiu nota de esclarecimento sobre o assunto.

Veja a nota abaixo:

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAM), informa à população que, a partir do dia 7 de fevereiro de 2025, serão realizadas alterações no tráfego da Avenida ACM, bairro Malhado, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a segurança dos condutores e pedestres.

As principais alterações são:

- O sentido único de tráfego passará a operar em sentido duplo no trecho entre o inicio da avenida e o trevo próximo à Travessa Nossa Senhora das Graças;

- Instalação de novos semáforos nos cruzamentos com as ruas Lindolfo Collor e Conselheiro Antônio Francisco Badaró para maior controle do fluxo;

- Implementação de novas faixas de pedestres em pontos estratégicos para garantir a segurança dos transeuntes;

- Regulamentação do estacionamento ao longo da avenida, ficando permitido apenas nos locais devidamente sinalizados;

- A Avenida Litorânea permanece sem alterações viárias.

A SUTRAM pede a colaboração de todos, com respeito à nova sinalização e às orientações dos agentes de trânsito, que estarão presentes para auxiliar durante a fase de adaptação.

Por fim, a Autarquia agradece pela compreensão e reafirma seu compromisso com uma cidade mais organizada e segura.


Ilhéus-BA, 29 de janeiro de 2025

Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAM)

Prefeitura de Ilhéus

Itacaré recebe terceira etapa do Verão Costa a Costa nesta semana

 Após Itacaré, o evento seguirá para Camaçari (6 a 9 de fevereiro), Salvador (13 a 16 de fevereiro) e Barra Grande, em Maraú (20 a 23 de fevereiro).

Foto: Ascom Setre

A terceira edição do Verão Costa a Costa desembarca nesta quinta-feira (30) em Itacaré, na Costa do Cacau, trazendo diversas modalidades esportivas para um dos destinos mais paradisíacos da Bahia. O evento, que já passou por Alcobaça e Porto Seguro neste ano, tem participação gratuita e busca incentivar a prática de esportes ao ar livre nas praias do litoral baiano.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e da União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport).

O investimento na edição de 2025 gira em torno de R$ 5 milhões, com expectativa de 10 mil participantes e 20 mil visitantes ao longo das seis etapas programadas.

O evento não só promove o lazer e o turismo esportivo, mas também estimula o surgimento de novos talentos no esporte baiano. Segundo Eduardo Souza, presidente da FBV, o Verão Costa a Costa tem possibilitado a identificação de jovens promissores em diversas modalidades, fortalecendo a base esportiva da Bahia.

“Itacaré será palco de uma edição grandiosa, e temos certeza de que esta etapa será inesquecível. O evento cresce a cada ano e amplia seu alcance, levando esporte, cultura e desenvolvimento para novas localidades”, destacou José de Souza Sandes, coordenador do evento na cidade.

Após movimentar o município de Itacaré, o Verão Costa a Costa passará ainda por Camaçari, entre os dias 6 e 9 de fevereiro; Salvador, de 13 a 16 de fevereiro; e Barra Grande, em Maraú, entre os dias 20 e 23 de fevereiro. “O Verão Costa a Costa segue sendo uma grande oportunidade de celebrarmos as práticas esportivas do verão baiano na maior costa litorânea em um estado brasileiro. A Bahia respira esportes de verão neste período”, comemora o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. Esta é a primeira vez que a cidade de Itacaré recebe o projeto. 

PF combate fraudes bancárias no interior da Bahia e Sergipe

 Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva, nas cidades de Feira de Santana/BA, Santo Antônio de Jesus/BA e Itaporanga D´Ajuda/SE

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quarta-feira (29/1), a Operação Sharper, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa a fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias.

A investigação contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude (CEFRA) da Caixa Econômica Federal e detectou a abertura de oito contas bancárias, em agências da Caixa Econômica Federal de Feira de Santana/BA, Amélia Rodrigues/BA, Riachão do Jacuípe/Ba e Aracajú/SE com a utilização de documentos falsos, com o único intuito de obter recursos através de empréstimos fraudulentos.

Apurou-se, até agora, que os fraudadores faziam diversos empréstimos, através das contas bancárias fraudadas, causando um prejuízo que ultrapassa a cifra de R$ 240 mil para as instituições bancárias envolvidas.

A Polícia Federal passou a seguir o destino dado ao dinheiro que entrava nas contas bancárias abertas com documentos falsos e identificou parte do grupo beneficiado com as fraudes.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão (cinco na cidade de Feira de Santana/BA, um em Santo Antônio de Jesus/BA e um em Itaporanga D´Ajuda/SE) e sete mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana/BA.

O nome da operação – SHARPER - se deve à utilização de trapaça pelos fraudadores, com a adulteração de informações biométricas das carteiras de identidade utilizadas para abertura das contas bancárias, nas quais eram inseridas a fotografia e impressão digital de integrantes do grupo criminoso, mantendo no verso os dados verdadeiros dos documentos de identificação.

Os investigados irão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato.


Augusto Castro diz que vai reativar aeroporto regional e defende criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia


Reeleito prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) anunciou que prepara um pacote de medidas de olho no macro desenvolvimento local, o que inclui a reativação do aeroporto regional e a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia.

Segundo ele, o Sul da Bahia abrange quase 90 municípios, com uma população perto de dois milhões de habitantes, e a criação da Região Metropolitana é fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional.

O pacote está na pauta de demandas que o prefeito vai levar em breve ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), aliados do mesmo campo político.

Castro também mira a implantação de um Centro de Logística (Porto Seco) em Mutuns, área estratégica de Itabuna, visando integrar a cidade ao Porto Sul e à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em razão da geração de empregos e crescimento econômico regional que a nova infraestrutura vai favorecer.

“Temos a expectativa da chegada do maior investimento em logística do Brasil, o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que vão estimular muito mais o desenvolvimento da região Sul da Bahia. Por isso, precisamos reativar o nosso aeroporto e tirar do papel a implantação do Centro de Logística, que irá gerar receita e empregos para Itabuna e região”, projeta o prefeito de Itabuna.

“A proposta da criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia vem, desde 1989, com a iniciativa dos deputados Daniel Gomes e Antônio Menezes. Quando fui deputado estadual voltei a defender essa bandeira, é necessário a união e mobilização dos prefeitos, através da AMURC e dos deputados da região para tornar o projeto de lei que já existe em realidade”, emenda Augusto Castro.

De Brasília, o prefeito de Itabuna quer a ajuda do governo federal para a duplicação da BR-415, até o Bairro de Ferradas, na zona oeste, e a duplicação da BR-101, dentro do perímetro urbano.

“Já discutimos essas obras com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), junto com o deputado Paulo Magalhães (PSD). O ministro foi muito receptivo e disse que não irá medir esforços para viabilizar a duplicação das BRs 415 e 101, dentro do nosso perímetro urbano”, disse Augusto Castro.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Estados aumentam ICMS sobre combustíveis e preços da gasolina, diesel e etanol ficarão mais caros

A medida foi solicitada pelas secretarias da fazenda de diferentes estados brasileiros junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), aprovando aumento de 7,1% na tributação da gasolina e do etanol e 53% sobre o diesel e biodiesel.


Está chegando o dia em que passa a valer o aumento do ICMS sobre  combustíveis aprovado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O novo valor das alíquotas para gasolina e etanol foi aprovado em outubro de 2024 e passa a valer neste sábado, 1º de fevereiro.

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis sofrerá um reajuste, e alíquota da gasolina e do etanol aumentará em R$ 0,10 por litro, passando para R$ 1,47. O diesel e o biodiesel terão um acréscimo de R$ 0,06 por litro, para R$ 1,12, no caso da gasolina, a cobrança do tributo deve subir R$ 0,0979, passando de R$ 1,37 para R$ 1,47 por litro, o que representa um aumento de 7,14%. 

Mesmo se tratando de um aumento pequeno, de apenas alguns centavos, a avaliação dos especialistas é que o reajuste deverá ser repassado ao preço final pago pelos consumidores.

O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) explicou o reajuste como uma medida para garantir um sistema fiscal equilibrado, alinhado às flutuações do mercado e promovendo uma tributação mais justa. A alta nos preços dos combustíveis gera um efeito cascata na economia, influenciando vários setores e impulsionando a inflação geral. A gasolina, em especial, teve alta de 9,71% e foi o subitem que mais teve peso no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O etanol subiu 17,58%.

O último aumento de preços anunciado pela empresa foi em julho do ano passado, quando o litro da gasolina teve uma alta de R$ 0,20, chegando a R$ 3,01, e o litro do gás de cozinha de 13kg subiu para R$ 34,70.

Em 2024, os combustíveis pressionaram a inflação, que ficou acima do teto do sistema de metas. Segundo o IBGE, os combustíveis subiram 0,7%. Entre eles, o etanol subiu 1,92%), o óleo diesel, 0,97%, a gasolina, 0,54%, e o gás veicular, 0,49%.

Por ser considerado um preço chave, aumentos de impostos sobre combustíveis tendem a se alastrar por toda economia.


Trump suspende verba de programa de combate a Aids que atende mais de 20 milhões de africanos


 A decisão do presidente Donald Trump de suspender por 90 dias toda assistência estrangeira atinge um dos maiores programas mundiais voltados à prevenção e tratamento da Aids, o Pepfar (Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids), que tem um orçamento anual de US$ 6,5 bilhões.

Criado na Presidência do também republicano George W. Bush, em 2003, o programa é responsável por fornecer terapias antiretrovirais e assistência a 20,6 milhões de pessoas que vivem com HIV/Aids em 55 países, especialmente os da África subsaariana.

O aviso de que o financiamento de quase toda a assistência estrangeira está congelada por três meses consta em telegrama do Departamento de Estado dos Estados Unidos, chefiado por Marco Rubio, enviado a embaixadas na última sexta (24).

A suspensão afeta também programas da Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). As únicas isenções previstas foram para assistência alimentar de emergência e financiamento militar para Israel e Egito.

Para a médica infectologista brasileira Beatriz Grinsztejn, que preside a IAS (Sociedade Internacional de Aids), os resultados dessa interrupção de recursos do Pepfar podem ser catastróficos para o controle da epidemia mundial de Aids.

“O Pepfar provê tratamento que é salvador de vidas. Dessas mais de 20 milhões de pessoas que dependem dele, quase 600 mil são crianças”, diz.

Segundo ela, a suspensão do financiamento inclui contratos que estão vigentes, o que pode interromper a provisão de tratamento imediatamente. “Isso é de um impacto que eu não tenho nem palavras para definir, um transtorno absurdo. Estão todos desesperados.”

Para Grinsztejn, o temor é que, sem o financiamento, a epidemia de HIV volte a ter um repique. “A gente vem tendo um sucesso bastante robusto no controle da epidemia. Lógico que ela está longe de ser controlada, mas a gente teve, em 2024, o menor número de novas infecções até hoje.”

De acordo com a médica, a estimativa é que em torno de 26 milhões de vid
as já foram salvas após a criação do Pepfar. “Ele tem um impacto bem significativo também na prevenção de novas infecções. Impediu, por exemplo, que 7,8 milhões de bebês nascessem com HIV.”

O programa mantém ainda serviços de testagem do vírus da Aids, que já atenderam quase 100 milhões de pessoas, além de dar assistência a mais de 17 mil órfãos e crianças vulneráveis afetadas pelo HIV.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Sucesso absoluto no carnaval antecipado de Itacaré em comemoração aos 293 anos da cidade


Itacaré viveu um dos carnavais mais memoráveis de sua história ao antecipar a festa em comemoração aos 293 anos com uma programação recheada de grandes atrações e apresentações culturais, entre os dias 24 e 26 de janeiro. O evento, realizado na orla de Itacaré, foi um verdadeiro sucesso, encantando moradores e turistas que lotaram as ruas da cidade para celebrar em grande estilo.

O palco montado na orla da cidade se tornou o ponto de encontro de amantes da música e da cultura local. Com a presença de bandas renomadas e uma programação diversificada, o carnaval antecipado se transformou em uma verdadeira festa para todos os gostos. Entre os destaques, estiveram os shows do Trio da Huanna, Zalela, Lá Fúria, Robyssão, Tiee, Amassa, Bonde do Andrezão, Black Style, Escandurras e Tony Salles, que arrastaram multidões e fizeram todo mundo dançar ao som de grandes sucessos do axé, pagode, e outros ritmos baianos.

Mas a festa não se resumiu apenas aos shows de grandes artistas. A programação também contou com apresentações culturais autênticas, celebrando as raízes e tradições de Itacaré. As baianas, com seu encanto e simpatia, levaram a magia da cultura popular para o público, enquanto o samba e as danças típicas deram um toque especial à festa. A presença do Bicho Caçador e a tradicional Volta da Jiboia emocionaram os presentes, relembrando as festas tradicionais que fazem parte da identidade cultural da cidade.


Plano de revitalização das ferrovias atrai 20 grupos e anima governo

 


O anúncio oficial do Plano Nacional de Ferrovias do governo está marcado para acontecer em fevereiro. Desde já, contudo, interessados no pipeline de projetos a ser divulgado têm procurado a gestão federal, o que anima quadros da Esplanada.

Fontes informaram que vinte grupos têm reuniões marcadas com técnicos do governo nos próximos dias para discutir os projetos. Foi reservado um escritório da sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) em São Paulo para as conversas com os investidores.

Os técnicos do governo pontuam que entre este primeiro contato e a realização de um lance no leilão — de a empresa “bidar”, no jargão da infraestrutura — o caminho é longo. Mas destacam que, visto a complexidade dos projetos a serem ofertados, a sinalização do mercado anima a gestão.

Entre os interessados estão operadores de infraestrutura de transporte líderes no Brasil como CCR, MRS e Rumo. Também há reuniões com players como a Concremat, agora de controle chinês, e a suíça Mediterranean Shipping Company (MSC), conhecida especialmente por transporte marítimo.

plano de ferrovias conta com cinco projetos, e totaliza cinco mil quilômetros de novos trilhos e investimento de aproximadamente R$ 100 bilhões.

A novidade é de que, para viabilizar economicamente os projetos e torná-los atrativos para a iniciativa privada, a União assumirá de 20% a 30% dos investimentos, dependendo do projeto.

O governo conta com os recursos levantados a partir da repactuação de concessões no setor. Foram fechados acordos com a Rumo e com a MRS Logística.

No fim de dezembro, também foi anunciado um entendimento com a Vale, que se dispôs a pagar até R$ 17 bilhões na extensão das concessões da EFC e da EFVM.

domingo, 26 de janeiro de 2025

Países da América Latina convocam reunião com urgência para discutir deportações dos Estados Unidos

Com Informações do portal G1

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, atual presidente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), informou neste domingo (26) em uma rede social ter convocado para o próximo dia 30 de janeiro, com "urgência", uma reunião do organismo multilateral para discutir temas como migração. O Brasil faz parte da Celac e já foi informado da convocação.

A convocação acontece em meio a polêmicas envolvendo a deportação de imigrantes ilegais pelos Estados Unidos

No caso do Brasil, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores já informou que cobrará explicações do governo Donald Trump sobre o fato de 88 brasileiros terem sido deportados algemados.

Na Colômbia, o país se recusou a receber voos fretados pelo governo americano com cidadãos deportados. Em resposta, Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% a todos os produtos do país que chegam aos EUA. O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que também irá taxar em 25% os produtos importados dos norte-americanos.

Trump declarou que a decisão de Petro colocou em risco a segurança nacional dos Estados Unidos. "Essas medidas são apenas o começo", escreveu Trump na Truth Social. "Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais em relação à aceitação e retorno dos criminosos que eles forçaram a entrar nos Estados Unidos!"

sábado, 25 de janeiro de 2025

Brasileiros deportados chegam com pés e mãos algemados. Governo Brasileiro exige a retirada imediata das algemas

 


A Polícia Federal comunicou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados vindos dos Estados Unidos, nessa sexta-feira (24/1), viajaram algemados. Eles foram liberados pela Polícia Federal (PF) brasileira ao chegarem a Manaus e tiveram acesso a comida e banheiros.

Para o Ministério da Justiça, houve “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. órgão informou que trabalha para completar a viagem dos deportados com “dignidade e segurança”.

Os deportados deste primeiro voo não foram presos na gestão de Trump. Eles haviam sido retirados das ruas ainda na gestão do ex-presidente Joe Biden, que deixou o cargo na última segunda-feira (20/1). Neste ano, já houve outro voo que pousou no Brasil com pessoas deportadas dos Estados Unidos. Isso aconteceu no último dia 10, ainda na gestão de Biden. Havia 100 pessoas a bordo.

Após o episódio o Presidente Lula determinou que um avião da FAB fosse a Manaus buscar os brasileiros e leva+Los em segurança até Belo Horizonte.


sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Aula inaugural do Terceirão do Colégio Vitória, aborda importância do conhecimento na vida e carreira


A capacidade de avaliação, de crítica, é sempre uma ferramenta importante para qualquer tipo de vida que a gente queira construir com mais sentido e significado. A mensagem foi levada, hoje (24) pela manhã, aos alunos do Terceirão do Colégio Vitória que iniciaram o ano letivo de 2025. 

Os estudantes tiveram um encontro virtual com o professor e pesquisador João Pedro Blanes, que falou sobre “A importância do conhecimento ao longo da história”.

O professor utilizou a sua própria trajetória como estudante para fazer uma reflexão sobre como o conhecimento lhe deu ferramentas para se refazer e reorientar nos momentos de crise ou quando pensava sobre que trabalho iria ter e qual seria a ocupação escolhida para o futuro.

Professor do Ensino Médio e de cursinhos pré-vestibular em Salvador, João Pedro Blanes é graduado em História e Mestre em História Social. Ele considera como sendo fundamental exercer a habilidade nos dias atuais, de exercitar o senso crítico, avaliar e receber informações e sempre colocá-las em análise.


 “A gente vive bombardeado de informações. E isso nos leva a perder reflexos e de até criar a sensação de tédio, quando não é possível o aprofundamento de determinas informações”, disse aos alunos.


A aula inaugural do Terceirão contou com a presença de todo o corpo pedagógico com que os estudantes irão trabalhar ao longo do ano. 


A diretora Ana Carolina Melo destacou que a temática escolhida veio no sentido de trazer um ex-aluno da instituição, hoje educador, que durante sua trajetória de vida esteve entre a engenharia, graduação que optou por não concluir, e a área de humanidades e teve uma vivência de encontro com o seu próprio propósito profissional.

“A proposta foi trazer para os estudantes o sentimento de que o conhecimento, tanto de si mesmo como de mundo, é o que liberta para boas decisões, melhores escolhas e o entendimento do seu objetivo e da sua caminhada profissional e como ser humano”, assegura. 

A aula, de acordo com a diretora, foi um bálsamo de perspectiva e de projeto neste momento em que os estudantes estão se preparando para entrar nessa jornada de conclusão do que foi feito até aqui e de projeção do novo que está para além dos muros da escola.

TJBA condena empresa de transporte a indenizar família de vítima de acidente fatal em Ilhéus

 


A empresa Transporte Urbano São Miguel de Ilhéus Ltda. foi condenada a pagar R$ 152 mil de indenização por danos morais à família de um homem que morreu após cair de um ônibus da companhia. A decisão, proferida pela 4ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Ilhéus, foi mantida em segunda instância pela Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

O caso aconteceu após a vítima, irmão dos autores da ação, ser lançada para fora do veículo devido à abertura repentina da porta do ônibus. Segundo consta no processo, o transporte foi realizado em condições irregulares, com superlotação e a vítima viajando em pé em local inadequado do veículo. A falha no mecanismo de segurança da porta foi admitida pela empresa.

Os familiares pleiteavam também a indenização por danos materiais, no valor de R$ 300 mil, sob a alegação de dependência financeira em relação à vítima. No entanto, o pedido foi negado pelo Judiciário, já que os autores não comprovaram a relação de dependência econômica.

Em sua defesa, a empresa argumentou culpa exclusiva da vítima, que estaria em local impróprio do ônibus, e também tentou atribuir responsabilidade a terceiros, como o fabricante do veículo. Além disso, a companhia alegou cerceamento de defesa devido ao indeferimento de pedido de perícia técnica na porta do ônibus.

O juiz de primeira instância, Antonio Lopes Filho, rejeitou as alegações, ressaltando que a responsabilidade da empresa é objetiva, conforme o artigo 37, § 6º, da Constituição Federal. Segundo a sentença, cabe à companhia garantir a segurança dos passageiros, e a superlotação do veículo, aliada à falta de manutenção adequada, caracteriza omissão grave.

Além disso, o magistrado considerou que, ainda que houvesse culpa de terceiros, como o fabricante do ônibus, a empresa deveria buscar ressarcimento em ação de regresso, sem prejudicar o direito dos consumidores.

Café estocado para especulação desaparece misteriosamente em São Paulo

 


Polícia Civil de São Paulo está à procura de um casal de empresários suspeito de desviar aproximadamente R$ 25 milhões em sacas de café na cidade de Altinópolis, no interior paulista.

Guilherme Osório de Oliveira, de 50 anos, e Marina Célia Lopes da Cruz Oliveira, de 48 anos, são investigados por apropriação indébita qualificada.

De acordo com as autoridades, o casal teria armazenado os grãos em seus armazéns, mas deixou de prestar contas aos produtores e desapareceu.

A Justiça decretou a prisão dos dois na sexta-feira (17),  após 30 cafeicultores da região da Alta Mogiana relatarem o sumiço de suas sacas de café e a perda de contato com os suspeitos.

As denúncias, registradas até quinta-feira (16), apontam que os empresários eram responsáveis por armazenar e negociar os grãos. 

Desde o desaparecimento, os produtores têm relatado prejuízos que somam R$ 25 milhões, mas o valor pode chegar a R$ 70 milhões, segundo estimativas iniciais.

"O prejuízo pode ser muito maior, porque outras pessoas ainda vão procurar a delegacia para registrar ocorrência", afirmou o delegado seccional de Ribeirão Preto, Sebastião Vicente Picinato.

As investigações agora buscam descobrir o destino do café desaparecido, que, devido à sua alta qualidade, teria como provável destino o mercado internacional.

Ex-diretora do presídio de Eunápolis é presa pela Polícia Civil

 


A ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, foi presa na noite desta quinta-feira (23). A policial penal foi detida por volta das 21h, no centro da cidade de Teixeira de Freitas.

Segundo as investigações da Polícia Civil, ela teria facilitado a ação de criminosos que promoveram a invasão e a fuga de 16 detentos da unidade prisional em dezembro do ano passado.

Além disso, foi identificada a ligação da ex-diretora com uma organização criminosa, conforme informado pela polícia.

Durante o cumprimento do mandado de prisão, decretado pelo juiz da Vara Crime e de Execuções Penais, Otaviano Andrade Sobrinho, a Polícia Militar apreendeu com a ex-diretora cerca de R$ 8 mil em espécie, celulares, chips telefônicos e um caderno com anotações.

A suspeita foi encaminhada para exame de corpo de delito e depois levada para o presídio feminino de Teixeira de Freitas. A investigação segue em andamento.

INTERVENÇÃO E EXONERAÇÃO – Joneuma Neres foi afastada da direção do presídio por determinação da Secretaria de Administração Penitenciária no dia seguinte ao ataque que resultou na fuga de 16 detentos da unidade, entre eles, o líder da fação PCE, Edinaldo Pereira, o Dada. No mesmo mês, ela foi exonerada do cargo.

OUTRO LADO – Após ser afastada da direção do presídio de Eunápolis, Joneuma afirmou que, antes da fuga, já havia solicitado ao governo do estado melhorias na segurança do presídio, como a construção de um muro e aumento do efetivo, mas nunca teve as reivindicações atendidas.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa da suspeita.

PERFIL – Segunda mulher a dirigir um presídio masculino na Bahia, Joneuma ocupava o cargo desde março de 2024. Graduada em Direito, a teixeirense atuou como policial penal no presídio de Teixeira de Freitas. 

Fonte: Radar News

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Brasil nunca precisou tanto de imprensa de qualidade, diz Luiz Roberto Barroso, Presidente do STF


Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (23) que o Brasil “nunca precisou tanto de imprensa de qualidade”.

Essa importância, pontuou o ministro, é acentuada pelo momento de ascensão das redes sociais e plataformas digitais.

“A imprensa que confere fatos, que separa fato de opinião e que, sobretudo, tem esse papel importantíssimo que é criar um conjunto de fatos comuns sobre os quais as pessoas formam a sua opinião”, disse Barroso, ao participar do Brazil Economic Forum Zurich 2025, realizado pelo grupo Lide, na Suíça.

Isso fica mais importante, prosseguiu, “nesse mundo em que se formaram tribos polarizadas e cada uma acha que pode criar a sua própria narrativa”.

Para Barroso, é necessário que “mentir volte a ser errado”. “Não adianta nós fugirmos da realidade. Mas, com todas as mudanças, nós precisamos conservar nossos valores, que são o bem, a Justiça, a civilidade e a dignidade de todas as pessoas”, afirmou.

A avaliação do ministro vem depois do alinhamento das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos com o governo Donald Trump, recém-empossado para seu segundo mandato, e o fim da moderação de conteúdo nas plataformas da Meta.

O governo brasileiro discute mudanças nas regras para as grandes empresas de tecnologia no país. Elas não compareceram à audiência pública promovida pelo governo Lula (PT) nesta quarta-feira (22) para tratar da regulação e políticas de moderação das redes sociais.

Tinham sido chamadas para o encontro a Alphabet (Google/YouTube), Discord, Kwai, LinkedIn, Meta, TikTok e X (ex-Twitter).

Prefeitura realiza mutirão de limpeza nos cemitérios de Ilhéus

Ações incluem raspagem, podas, pinturas e retirada de entulhos

A Secretaria de Serviços Urbanos está promovendo um mutirão de limpeza nos cemitérios municipais. As ações já foram realizadas no Cemitério do Basílio, com raspagem, podas de árvores e pintura do meio-fio. Também foram feitas limpezas nos cemitérios do Couto, Salobrinho e Banco da Vitória, com coleta de lixo e entulhos.

No Cemitério São João Batista, no bairro São Francisco, além da limpeza, está prevista para os próximos dias uma reforma na capela. As intervenções visam melhorar a infraestrutura e manter os espaços mais organizados e acessíveis para a comunidade.

A Secretaria anunciou que as equipes visitarão os cemitérios do Rio do Engenho e de Olivença para dar continuidade aos trabalhos. A ação reforça o compromisso com a manutenção de espaços públicos e o respeito aos familiares que se despedem de seus entes queridos.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Exportações de cacau da Bahia crescem 119% e batem recorde histórico


A Bahia exportou, em 2024, mais de 434 milhões de dólares em cacau. O número, que consolida a Bahia como o estado que mais produz e processa cacau no Brasil, demonstra um crescimento de 119% em relação aos 198 milhões de dólares exportados em 2023. O volume exportado também cresceu, passando de 45,4 mil toneladas em 2023 para 46 mil toneladas em 2024, um aumento de 1,3%, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

 

Em 2024, o preço da amêndoa também atingiu níveis recordes, com um aumento de até 150% em relação ao ano anterior. O aumento no valor das exportações pode ser atribuído principalmente à alta na cotação do cacau no mercado internacional, causado por diversos fatores, incluindo problemas climáticos e fitossanitários em importantes regiões produtoras, como na Costa do Marfim. 

 

Historicamente, em abril de 2024, o preço do cacau atingiu um recorde de 12.261 dólares por tonelada. Esse cenário favorável contribuiu diretamente para o aumento do valor exportado pela Bahia, consolidando ainda mais a posição do estado como líder no setor.

 

O secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, destacou a importância desse crescimento para a economia regional e os esforços contínuos para fortalecer a cadeia produtiva do cacau. "A Bahia reafirma sua liderança no setor cacaueiro com esses resultados expressivos. Estamos investindo em projetos como o 'Parceiros da Mata', a retomada da Câmara Setorial do Cacau e o 'Inova Cacau', todos com forte articulação da Seagri, para fomentar ainda mais a produção e a qualidade do nosso cacau", afirmou Tum.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

IPTU 2025: Contribuintes têm 15% de desconto em cota única até o dia 30 de abril

Pagamento também pode ser parcelado em até nove vezes

A Prefeitura de Ilhéus publicou o calendário de vencimentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para o exercício de 2025, com 15% de desconto para pagamento em cota única, até o dia 30 de abril. Contribuintes também podem optar pelo parcelamento em até nove vezes, neste caso, sem o desconto.

Os carnês do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares –TRSD, conhecida como Taxa de Lixo, estão disponíveis no site da Prefeitura (clique aqui) ou no setor de Tributos, localizado no Palácio Paranaguá. Para a impressão no site, é necessário preencher apenas a inscrição imobiliária (sem colocar dígito) e clicar em imprimir.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através dos canais de atendimento do Setor de Tributos: WhatsApp (73) 99107-0433 ou e-mail iptu@ilheus.ba.gov.br.

Vale ressaltar que ao se manter em situação tributária regular o munícipe tem participação fundamental no desenvolvimento econômico e social da cidade.

Governadores criticam mudanças na PEC da Segurança: entenda polêmica



Alvo de polêmicas e críticas de governadores, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública chegou a 2025 com uma nova roupagem, que segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, põe fim ao ponto central da discussão: a perda da autonomia dos estados. Segundo Lewandowski, “dúvidas foram completamente sanadas” após a nova redação que foi possível depois de cinco reuniões entre governo e estados. 

O que muda no texto

Entre as alterações previstas pela PEC está a mudança de artigos que tratam das competências da União, sejam elas privativas ou em comum com os estados, municípios e com o Distrito Federal. Além de alterar o Artigo 144, sobre os órgãos que cuidam da segurança pública em todo o país.

Um parágrafo único criado no Artigo 21 esclarece as novas atribuições concedidas à União em relação à segurança pública e define que elas “não excluem as competências comum e concorrente dos demais entes federados”, “nem restringem a subordinação das polícias militares, civis e penais e a dos corpos de bombeiros militares aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal”.     

Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Fundo Penitenciário Nacional (Funpen)

O novo texto prevê que, com a proposta, o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado por lei ordinária, passe a ter status constitucional, assim como a previsão do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário, que atualmente estão estabelecidos em leis próprias. 

Fundos que só poderão ser acessados pelos Estados, propõe o texto, caso as novas regras da PEC sejam seguidas. O que para o cientista político Eduardo Grin, é uma construção que o governo federal vem fazendo no sentido de tentar aumentar a coordenação federativa na segurança, nos moldes de como é feito hoje com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O governo hoje está dizendo para os governadores: querem dinheiro do Fundo de segurança? Vai ter que aderir às regras que estamos hoje definido. Esse tipo de questão começa a gerar uma condução e uma coordenação maior da esfera federal sobre a área de segurança pública.” 

Para Grin, o diálogo feito pelo ministro Lewandowski e a edição do texto mostram prudência e se fazem necessários para começar a produzir uma coordenação maior nessa área.

Críticas ao novo texto

Uma das vozes mais fortes contra a PEC e outras medidas na área da segurança é a do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Depois da apresentação das mudanças, o chefe do executivo goiano alegou, em entrevista à CNN, mais uma vez que o texto é inconstitucional e não “tem chance” de ser aprovado pelos deputados e senadores.

Durante a entrevista à emissora, Caiado disse que irá trabalhar fortemente no Congresso Nacional, já que tem experiência no legislativo. 

"Ele [governo federal] vai precisar de 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado Federal, tá certo? Eles não têm esse voto para poder tirar as prerrogativas dos estados”, disse Caiado à emissora de TV.

Para o presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL) e coronel da reserva da PM de São Paulo, Elias Miler da Silva, faltou diálogo na elaboração da PEC, o que deve dificultar a passagem dela pelo Congresso. 

“Uma falha democrática antes de apresentar essa proposta, tinha que chamar as entidades nacionais, das várias instituições que vão operar essa proposta, para que elas pudessem debater e apresentar propostas, para não ficar gerando desgastes políticos desnecessários.” 

Também contrário à PEC, o governador Romeu Zema (Novo-MG) já havia falado sobre a proposta antes mesmo das mudanças serem apresentadas. Também à CNN, o governador de Minas defendeu que a Proposta detalhe medidas básicas de segurança antes de implementar soluções mais complexas e acredita que as novas medidas terão impacto limitado na redução da criminalidade.

“Não adianta ter o sistema integrado. É muito bom o sistema integrado, mas o bandido vai continuar solto”, disse Zema à CNN.


Fonte: Brasil 61

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Brasil bate recorde de exportações para os EUA em 2024


Com informações do Portal IG

 As exportações brasileiras para os Estados Unidos alcançaram um recorde histórico em 2024. Em geral, o total chegou a US$ 40,3 bilhões, representando um crescimento de 9,2% em comparação ao ano anterior. O Monitor do Comércio Brasil-EUA, da Amcham Brasil, destacou que esse desempenho superou o aumento médio das importações americanas, que foi de 5,3%. O Brasil consolidou sua posição como um dos principais fornecedores dos EUA, superando países como México, Alemanha, Japão e Índia.

“O Brasil está conquistando mercado nos EUA e se posicionando com força”, afirmou Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil. Ele destacou que as exportações de bens industriais atingiram US$ 31,6 bilhões, impulsionando renda e emprego no Brasil.

Comércio bilateral atinge segundo maior valor histórico

O comércio bilateral Brasil-EUA somou US$ 80,9 bilhões em 2024, sendo o segundo maior valor da série histórica. Ou seja, esse volume reflete a importância da parceria entre os dois países. No entanto, a posse do presidente eleito Donald Trump, prevista para 20 de janeiro, gera incertezas sobre 2025. Analistas preveem possíveis mudanças na política comercial americana, como a introdução de tarifas.


“O cenário internacional é desafiador, com disputas geopolíticas, guerras e eventuais alterações tarifárias nos EUA. Embora o Brasil não seja um alvo preferencial, como a China, ajustes na política comercial podem impactar setores estratégicos. Isso já ocorreu no passado, como no caso do aço”, alertou Abrão Neto.