sábado, 27 de junho de 2026

Ministério da Saúde realiza mobilização nacional para ampliar tv cirurgias do SUS em hospitais privados e reativar salas cirúrgicas ociosas no país*

Pacientes baianos que usam o SUS serão atendidos pelos serviços especializados de dois hospitais no mutirão; ação abrange 20 estados e 46 unidades hospitalares


O Governo do Brasil vai encerrar a espera de centenas de baianos e baianas que aguardam por cirurgias de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste final de semana (27 e 28), serão mobilizados um hospital privado e um filantrópico para atender os pacientes gratuitamente em troca do abatimento de impostos federais.

Na Bahia, o Hospital Alagoinhas (particular) e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana realizarão 171 procedimentos a mais no SUS durante esse mutirão, como cirurgias de retirada de vesícula, hérnia, próstata e útero.

O atendimento aos pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para quitar dívidas é uma das ações do programa Agora Tem Especialistas, destinada a pessoas que estão na fila de regulação do SUS como forma de desafogar a demanda reprimida, reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias, e ampliar o acesso aos serviços médicos especializados. 

Ao todo, a mobilização inédita ocorre em 20 estados e conta  com a participação de 46 estabelecimentos de saúde do dia 22 a 28. Serão ofertados cerca de 16 mil procedimentos especializados, sendo 2,3 mil por meio da modalidade de créditos financeiros, e mais de 13 mil pela modalidade 2, que reativa estruturas públicas com capacidade ociosa para ampliar rapidamente a oferta de atendimento especializado no SUS.

Para isso, o Ministério da Saúde identificou e reativou salas cirúrgicas paradas em unidades de saúde municipais e estaduais por falta de equipe médica, insumos e/ou equipamentos e fez a contratação do que faltava para mais pacientes poderem ser atendidos, beneficiando quem mais precisa.

Nenhum comentário: