O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa americano da história. A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica.
Apesar da origem norte-americana, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru,onde tem cidaddania Peruana. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana e foi um cardeal extremamente ligado ao Papa Francisco. Moderadíssimo e discretíssimo já exercia grande influência no comando da igreja católica.
A escolha aconteceu no segundo dia da votação secreta dos cardeais. Os clérigos precisaram de ao menos uma votação na parte da tarde, início aqui no Brasil, pois não chegaram a um consenso na parte da manhã.
Uma multidão que aguardava ansiosa na praça principal do Vaticano explodiu em aplausos quando a fumaça branca começou a sair da chaminé da Capela Sistina.
A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário