quinta-feira, 8 de maio de 2025

Especialista em trânsito explica dúvidas dos motoristas sobre placa no cruzamento das avenidas ACM e Milton Cruz


Uma placa instalada na avenida ACM, que faz esquina com a Milton Santos, (antiga Petrobrás), que inclusive recebeu conjunto semafórico novo, repintura da sinalização horizontal e renovação da vertical, vem causando confusão entre os motoristas. 

Ocorre que como podemos ver nas fotos, uma placa orienta os motoristas que vêm da avenida ACM e pretendem acessar à direita para os grandes supermercados, podem fazer o movimento já que ela indica que a passagem é livre, claro desde que venham veículos contrários. Porém, o conjunto semafórico novo possui um farol, inclusive com uma seta para direita, que fica vermelho e, portanto, faz um contraponto com a placa que indica caminho livre. 

E é exatamente aí que está a dúvida dos motoristas. Se ele observar o trânsito e estiver livre e passar com sinal fechado serão multados? A placa diz para seguir e a sinaleira diz para parar. O que fazer?

Nossa redação consultou uma das maiores especialistas em trânsito do país que trabalha na Superintendência de Trânsito de Ilhéus Jackeline Silva dos Santos que respondeu sobre a dúvida e informou que mesmo com o sinal fechado o condutor pode converter para a Avenida Milton Santos sem preocupações, já que os técnicos da Sutram já haviam previsto esta nuance e se preocuparam em deixar o sistema preparado para esta conversão à direita.

Segundo Jackeline,  o próprio Código de Trânsito Brasileiro prevê esta situação: 

Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro)

Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA  Art. 44-A.

É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código. 

Os motoristas estão ainda esperando o sinal abrir para seguirem seu trajeto e só depois que se acostumarem com esta novidade o trânsito vai fluir melhor naquela região da cidade


Nenhum comentário: