Por 594 votos a 590, o PT de Itabuna acaba de aprovar tese de apoio à reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD) em prévia que marcou embate entre os grupos liberados pelo vereador Manoel Porfírio e pelo ex-prefeito Geraldo Simões.
Numa disputa travada voto a voto e que envolveu diversas acusações desde o ano passado, Porfirio conseguiu levar o PT a apoiar a reeleição de Augusto. Do outro lado, saiu derrotada a tese defendida pelo ex-prefeito Geraldo Simões, a de candidatura própria.
Com o resultado da prévia em eleição ocorrida durante todo o dia de hoje (6), na Câmara de Vereadores de Itabuna, Augusto ganhará o apoio de parte do PT e o tempo de TV do partido para a sua campanha. Após mais de 20 anos, o partido que governou a principal economia sul-baiana por duas vezes – 1993-1996 e 2001-2004 – não terá candidatura própria.
A tese do apoio à reeleição do prefeito foi a vitoriosa. Com a decisão do PT, a Federação Brasil da Esperança deve formalizar seu apoio à reeleição do atual gestor itabunense, já que os outros dois partidos que a compõem, PCdoB e PV, já fazem parte da base do prefeito e defendem o apoio à reeleição.
Apresar da vitória apertada, esta é de uma gorda vitória política do vereador Manoel Porfírio (PT). O considerado grande beneficiado, o prefeito Augusto Castro, ganha um impulso importantíssimo em sua busca da primeira reeleição de um prefeito na história de Itabuna, já que poderá colar nas imagens do governador Jerônimo e do presidente Lula, bem avaliados no município.
No cenário das tradicionais disputas acirradas da cidade, tal decisão pode fazer muita diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário