"Depois de décadas de uso e décadas sem uso, o velho cais do antigo porto não aguentou e desabou." José Nazal
| Foto: José Nazal |
Hoje dia 22 de fevereiro de 2026, Ilhéus amanheceu com mais uma notícias de perda irreparável para seu patrimônio histórico. O cais do antigo porto de passageiros depois de anos seu uso e abandonado não aguentou e desabou.
Ele foi a ponte de atracação de passageiros que faziam a travessia de ilhéus para o bairro do pontal e por ele passaram milhares de pessoas até a construção da da ponte Lomanto Junior em 1966.
A estrutura dava sinais claros que estava por um fio de seu desabamento, mas mesmo assim o poder público ignorou a situação que culminou no desabamento total e praticamente irrecuperável. mesmo sendo pouco explorado do ponto de vista turístico ele fazia parte do acervo de patrimônio histórico material da cidade que agora perde mais este marco da nossa história.
Mesmo sem uso formal, com a chegada da ponte, ainda era utilizado por embarcações enquanto a baia do pontal era mais navegável, porem partir da inauguração no Porto de Ilhéus, em 1972 e o forte açoreamento da baia perdeu totalmente e utilidade e mais virou um ponto turístico abandonado e sem nenhuma manutenção.
Seguimos perdendo nossa história, que se continuar como vai a perderemos completamente em pouco tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário