Cerca de dois meses após a proibição do uso e porte do celular no espaço escolar - dentro e fora das salas - o Colégio Vitória, em Ilhéus, faz um balanço positivo da medida. O objetivo já está sendo alcançado no sentido de melhor direcionar e otimizar a atenção e tempo dos estudantes para as atividades de ensino-aprendizagem e socialização.
Os relatos de professores revelam os bons resultados. Com aparelhos eletrônicos só liberados em atividades pedagógicas específicas, os benefícios são perceptíveis. A professora Fabiana Melgaço do Fundamental II afirma que “alguns alunos que só ficavam jogando no intervalo estão brincando, correndo, socializando. Em classe, estão mais focados”.
“Os estudantes ficam mais atentos à aula e participam mais das atividades”, completa a professora Maria Lyvia Pinheiro Barros, do Ensino Médio. Para o professor Marco Antônio Pitta, do Fundamental II, a medida “foi um grande acerto da escola, porque melhorou a interação em sala de aula e nos demais ambientes de socialização”.
Confirmando a percepção dos professores, a diretora Ana Melo explica que situações vivenciadas antes já não ocorrem em função do celular, como a distração que atrapalha a aprendizagem plena e o isolamento que afeta a convivência entre as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário