sexta-feira, 26 de junho de 2026

Nasce o bebê indígena de número 600 do Materno-Infantil de Ilhéus


Único hospital na Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde para prestar atendimento aos Povos Originários, o Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade do Governo do Estado administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), registrou nos primeiros minutos desta sexta-feira (26) o nascimento do bebê indígena de número 600 desde a inauguração do hospital, em dezembro de 2021. Henry Matheus nasceu aos 29 minutos de hoje, de parto normal, pesando 3.337 Kg e medindo 49 centímetros.

O bebê é o quinto filho de Naiara Santos, da etnia Tupinambá, aldeia da na Serra do Padeiro, município de Buerarema, e de Carlos Henrique Brito, indígena Pataxó Hã-hã-hãe, da aldeia Caramuru-Paraguaçu, da região de Pau Brasil. Para as duas etnias, o nascimento de Henry representa um pacto de paz, cooperação e reciprocidade entre dois povos distintos, condição que amplia a rede de parentesco e proteção territorial de ambas as comunidades.

Segurança

“Comecei a sentir as primeiras contrações por volta das 10 da manhã de quinta-feira”, conta Naiara. Ela viajou de ambulância por duas horas e meia até chegar ao Materno-Infantil, em Ilhéus. “Havia até outros lugares mais próximos para parir. Vir pra cá foi uma escolha minha. Já havia me internado durante a gestação e fui muito bem tratada, acolhida, respeitada e tudo isso me deu muita segurança”, afirmou.


Adélia destaca avanço do SUS com novos leitos e ambulatório entregues em Itabi

Pré-candidata deputada federal participou de entregas do Governo da Bahia e ressaltou fortalecimento da rede pública de saúde


A médica, professora e pré-candidata a deputada federal Adélia Pinheiro (PT) participou, nesta quinta-feira (25), da agenda do Governo da Bahia em Itabuna, marcada pela entrega de 42 leitos requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa, pela inauguração do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e pela requalificação das instalações do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.

Ao lado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, Adélia afirmou que os investimentos reforçam uma política pública voltada para garantir acesso, qualidade e humanização da assistência. "Cada novo leito, cada consultório entregue e cada equipamento instalado representam mais dignidade para quem depende do SUS. São investimentos que fortalecem uma rede regional essencial para milhares de famílias do sul da Bahia", afirmou.

Ex-reitora da Uesc, ex-secretária estadual da Saúde e ex-secretária da Educação da Bahia, Adélia ressaltou que a ampliação da estrutura hospitalar em Itabuna consolida o município como referência regional em média e alta complexidade. Segundo ela, a continuidade dos investimentos demonstra o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a interiorização dos serviços especializados e com a melhoria das condições de atendimento à população.

Entre as entregas, o Hospital Calixto Midlej Filho recebeu 42 leitos requalificados com climatização e melhorias estruturais. Já o Hospital de Base ganhou um novo ambulatório com dez consultórios destinados a especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. O Governo do Estado também concluiu a requalificação da Base do Núcleo Regional de Saúde Sul.

Para Adélia, os investimentos em Itabuna reafirmam a importância de fortalecer permanentemente o SUS. "A saúde pública precisa continuar sendo prioridade. É assim que reduzimos desigualdades, aproximamos os serviços da população e garantimos atendimento de qualidade para quem mais precisa", concluiu.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Coluna: suposto rompimento na família Bolsonaro levanta suspeitas de estratégia política envolvendo Michelle

A direita pode ter decidido rifar Flávio e atropelar o clã Bolsonaro 


Por Rildo Mota 

O recente e barulhento episódio envolvendo um suposto rompimento entre membros da família Bolsonaro, especialmente entre Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, tem gerado forte repercussão nas redes sociais e na mídia brasileira. O que à primeira vista parece uma crise interna, marcada por atritos familiares e rejeições antigas, pode, na verdade, esconder uma movimentação estratégica com objetivos políticos mais amplos. Extremamente bem elaborada fato de raro no bolsonarismo geral bastante raso em suas estratégias.

A avaliação mais pragmática é  que Michelle Bolsonaro teria utilizado o episódio para romper a bolha tradicional do bolsonarismo e alcançar públicos fora de sua base habitual. Ao protagonizar um conflito público e ganhar visibilidade, ela conseguiu ampliar sua presença nas redes sociais, atingindo inclusive opositores e setores mais distantes do campo conservador. O movimento ocorre em um momento em que sua pré-candidatura ao Senado pelo Distrito Federal vinha sendo considerada discreta e com pouca projeção.

Além de impulsionar sua própria imagem, a situação também levanta hipóteses sobre uma possível reconfiguração dentro do grupo político. Diante de sinais de desgaste e limitações eleitorais de Flávio Bolsonaro, cresce a leitura de que Michelle poderia estar sendo posicionada como alternativa mais viável para disputas majoritárias. A construção de uma narrativa em que aparece como alvo de críticas e suposta rejeição e humilhação interna poderia, inclusive, gerar empatia e ampliar seu apelo junto a diferentes segmentos do eleitorado.

Os bolsonaristas perderam a excelente oportunidade de uma disputa mais igualitária com uma candidatura do Governador Tarcísio de Freitas e agora Flávio vem mostrando que apesar do piso percentual alto nas pesquisas, o teto está baixo e não tem se mexido.

Nesse contexto, aponto que o episódio pode fazer parte de uma estratégia mais ampla de reposicionamento e até mesmo a troca de candidatos. Ao mobilizar emoções, gerar engajamento e atravessar diferentes bolhas ideológicas, a movimentação teria conseguido colocar Michelle no centro do debate nacional, transformando um conflito familiar em ativo político. Caso essa leitura se confirme, o episódio evidencia uma tentativa de uma guinada de protagonismo dentro do campo da Extrema direita e da direita brasileira.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Bebeto Galvão participa dos festejos juninos no interior da Bahia


Iniciado na última quinta-feira (18), o tour de São João do pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão pelo interior da Bahia reforçou o diálogo com lideranças locais e a defesa da cultura regional como vetor de desenvolvimento cultural e econômico no estado. A maratona junina começou na cidade de Ubaitaba, a convite da vereadora Karol Viana e do apoiador Zem Costa.

Em Ilhéus, Bebeto participou do Forró dos Portuários ao lado do vereador Maurício Galvão e do gerente do Porto, João Aquino. A confraternização foi uma forma de reconhecimento ao trabalho dedicado dos servidores do terminal, além de celebrar os resultados alcançados pela CODEBA.

A cidade de Uruçuca recebeu o pré-candidato no São João do Mel, que segundo ele, "consolida o município como destino de destaque no roteiro cultural do sul da Bahia. Parabenizo a prefeita Magnólia e o vice-prefeito Alessandro Lebrão pela realização deste evento que une tradição, cultura e pertencimento", declarou.

Na cidade de Gongogi, a agenda também ganhou contornos políticos. Bebeto participou de um bate-papo com lideranças do município, onde discutiu a importância da reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, bem como defendeu a representação da região e os desafios de construir, com diálogo, “um projeto de nação em que cabe o povo brasileiro", enfatizou.

Bebeto prestigiou a segunda noite dos festejos juninos em Ibirataia, ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Peruca, do prefeito Sandro Futuca e do vice-prefeito Caio Pina. Já na véspera do São João, o político marcou presença no tradicional Arraiá Baforé, em Itapitanga, ao lado do ex-prefeito Ró de Beto, do presidente da Câmara Municipal, Mateus de Joilson, da vereadora Rildes Magalhães, da secretária de Desenvolvimento Social, Daniela Tolentino, e de outras lideranças políticas da cidade e região.

"O aquecimento do comércio local e a geração de renda para as famílias que vivem do artesanato, da culinária típica e dos serviços evidenciam o quanto essa época é fundamental para o sustento e a dignidade do nosso povo", afirmou.

A fala de Bebeto ressoa com dados do setor. O período junino impacta positivamente toda a cadeia econômica da Bahia, com expectativa de movimentação superior a R$ 2 bilhões e geração de milhares de vagas de empregos temporários em cidades que realizam as festividades.

Com uma trajetória que inclui o mandato de deputado federal entre 2011 e 2019, Bebeto Galvão coloca novamente seu nome à disposição para as eleições deste ano. O tour junino, além de celebrar a tradição, funciona como termômetro da força política do pré-candidato no interior baiano.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Justiça Federal dá 5 dias para prefeitura de itabuna publicar todos os contratos para a festa junina

Os contratos deverão conter todos os elementos exigidos pela Lei Federal nº 14.133/2021


Justiça Federal determinou que a prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) publiquem, em até cinco dias, todos os contratos administrativos do Itapedro 2026 no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Os contratos devem incluir o detalhamento dos custos e as fontes de financiamento.

O objetivo da decisão é aumentar a transparência das contratações e permitir que a população saiba o destino do dinheiro público.

A Justiça mandou que o município e a FICC entreguem os processos administrativos de inexigibilidade de licitação das contratações artísticas do evento, inclusive os que ainda estão em andamento. Eles também precisam apresentar documentos que comprovem a origem, a disponibilidade e a regularidade dos recursos usados.

Os contratos deverão conter todos os elementos exigidos pela Lei Federal nº 14.133/2021, incluindo a discriminação detalhada dos custos, como os cachês artísticos, e a indicação individualizada das fontes de custeio (recursos próprios do município, verbas federais, emendas parlamentares e aportes privados).

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e pelo Ministério Público Federal (MPF). Os órgãos também pediram a suspensão dos pagamentos aos artistas cujos cachês superaram em 20% o valor cobrado em 2025, limitando-os ao valor orientado na Nota Técnica Conjunta nº 001/2026.

Até o momento, o município declarou no painel dos festejos juninos um investimento de R$ 5,170 milhões em recursos próprios e R$ 995 mil em recursos federais.

Antes, durante acompanhamento preventivo do MPBA, a prefeitura havia informado um gasto total de R$ 12,8 milhões, sendo 82% oriundos do Ministério do Turismo.

Durante a apuração, o MPBA pediu informações sobre os processos administrativos, justificativas de preços, contratos e fontes de custeio, mas o município não apresentou os dados.

A promotora de Justiça Rafaella Silva Carvalho destacou que o MPBA também apresentou representação ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), requerendo a adequação de cachês que superem os parâmetros de referência estabelecidos na Nota Técnica Conjunta nº 001/2026, elaborada pelo MPBA, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e TCM.

Com informaões do www.bnews.com.br/