segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Vacinação em Ilhéus, um dos piores índices do país

Duas mil setecentas e noventa e nove crianças menores de cinco anos compareceram aos postos de saúde da zona urbana de Ilhéus, no último sábado, dia 24, para a campanha de multivacinação iniciada em todo o País. Desse total, 1 462 não precisaram ser vacinadas porque estão com o calendário de imunização em dia, segundo informou a supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Walkíria Cardeal.

Foto: JBO
Em virtude da greve dos servidores municipais, a aplicação das vacinas ocorreu, das 8 às 17 horas, nos postos de saúde Cae III (antigo Sesp), Policlínica da Conquista, Sarah Kubistchek, Iguape, PSF do Teotônio Vilela, Hernani Sá, Nossa Senhora da Vitória, Salobrinho e Nelson Costa.

De acordo com a supervisora Walkíria Cardeal, o maior volume de atendimento aconteceu no posto Sarah Kubitschek, no bairro do Malhado, onde funcionaram três salas de vacinação. Ao todo são oferecidos dez tipos de vacinas do calendário básico da criança, cujo objetivo é reduzir as taxas de abandono do esquema de imunização.

Walkiria informou que a campanha de multivacinação prossegue até o próximo dia 30, mas que estão sendo encontradas dificuldades de funcionamento dos postos por causa da greve dos servidores, que também afeta a área da saúde. Nesta segunda-feira, o atendimento continua no posto Sarah Kubitschek, no Malhado. “Já está programado um mutirão de saúde e assistência social na próxima sexta-feira, no bairro Teotônio Vilela”, acrescentou Walkíria Cardeal.

Emergência – A secretaria municipal de Saúde garantiu que todo o material está preparado para ampliar a cobertura vacinal em Ilhéus, cuja finalidade é atender à população menor de cinco anos de idade. A continuidade da campanha será definida nesta segunda-feira, 26, às 16 horas, durante uma reunião no gabinete da secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, com a participação de técnicos do setor de saúde, de representantes dos servidores e da sociedade civil.

Nenhum comentário: