O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno na disputa pela Presidência da República neste ano, mas o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desponta em segundo e encurta a distância, marcando ao menos 30%. É o que mostra a mais recente pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (9).
O levantamento deste mês não considera mais como candidato às eleições presidenciais o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após reafirmação recente de que disputará a reeleição no estado.
Apesar de ganhar de todos os seus adversários nas simulações de primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui uma alta rejeição, com 48% dos brasileiros afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição de Lula só não é maior do que a do senador Flávio Bolsonaro (PL), que chegou a 49%.
A pesquisa, para avaliar o grau de votabilidade dos pré-candidatos, fez a seguinte pergunta aos entrevistados: “É meu voto, estou decidido”; “Posso votar”; “Conheço e não votaria”; “Não conheço o suficiente para opinar”.
Os números apurados mostram que o presidente Lula, ao mesmo tempo em que é o candidato mais conhecido, é aquele que reúne o maior contingente de eleitores certos do seu voto. Já Flávio Bolsonaro é menos conhecido, tem menos votos certos e rejeição maior do que a do presidente
No primeiro cenário, Lula aparece com 39% das intenções de voto. O petista é seguido por Flávio, com 30% e pelo governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), que soma 10%.
No segundo cenário, com o governador Ronaldo Caiado no lugar de Ratinho, Lula aparece com 40%, seguido por Flávio com 32% e o postulante do PSD com 6%.
Por último, em uma testagem com o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), Lula aparece com 40%, Flávio com 32% e Eduardo com 5%.
A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 2.000 eleitores nas 27 unidades federativas, entre os dias 6 e 7 de fevereiro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06428?2026...

Nenhum comentário:
Postar um comentário