sábado, 6 de setembro de 2025

Cirurgias de fimose crescem muito no Brasil nos últimos anos


As internações de meninos de 10 a 19 anos em razão de fimose, parafimose ou prepúcio redundante aumentaram 81,58% nos últimos dez anos. O número é de um levantamento realizado pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, divulgado na segunda.

O Número saltou de 10.677 internações devido a fimose, parafimose ou prepúcio redundante em 2015 para 19.387 em 2024. Foram registradas, no total, 130.764 internações neste período de dez anos.

Maior crescimento no número de internações aconteceu na faixa de 10 a 14 anos: 87,7%. Já na faixa etária de 15 a 19 anos, o aumento foi de 70% na última década.

Se não forem tratados precocemente, fimose e parafimose causam inflamações e infecções de repetição que podem levar ao câncer de pênis.

Maior crescimento no número de internações aconteceu na faixa de 10 a 14 anos: 87,7%. Já na faixa etária de 15 a 19 anos, o aumento foi de 70% na última década.

O crescimento nas internações sugere que o diagnóstico desse problema tenha se tornado tardio, segundo a SBU. O atendimento hospitalar é mais comum em caso de cirurgia ou urgência, quando já há desconforto para o menino.

No período da covid-19, observou-se uma redução no número de internações, mas após a resolução da pandemia houve uma recuperação sustentada, nos últimos três anos, de mais internações referentes a queixas no prepúcio, mostrando que mais adolescentes estão sendo diagnosticados com esse problema.

A fimose é a condição em que o prepúcio (pele que cobre a "cabeça" do pênis) não consegue ser puxado para expor a glande. Até os três anos, ela pode se resolver sozinha. Após esta fase, é necessário tratamento com pomada ou cirurgia. Segundo a SBU, o ideal é que o procedimento seja feito até os nove anos, antes da entrada na puberdade, quando a recuperação é mais fácil. Isso porque na infância, sem a ação significativa da testosterona, o menino não está sujeito a ereções involuntárias que podem tornar o processo mais doloroso e facilitar o rompimento de pontos.

Já a parafimose é o inverso da fimose. A pele do prepúcio retrai e não consegue voltar para cobrir a glande, "estrangulando" o pênis. Esta situação de urgência pode comprometer a circulação do sangue, causando inchaço, dor intensa e, se não tratada, isquemia e necrose —a morte do tecido da glande. O problema pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos jovens não.

Nenhum comentário: