Muita gente tem se perguntado quais os motivos que levaram à condenação pela justiça e depois o afastamento pela câmara da prefeita Monalisa Tavares (união) de Ibicarai . Segundo a decisão judicial, ela foi responsabilizada por fraudes em licitações e favorecimento indevido à empresa “MIF dos Santos de Ibicaraí”, durante seu mandato anterior. A sentença reconheceu a prática de atos irregulares com violação aos princípios da administração pública, envolvendo simulações de licitações e favorecimento de empresas. Segundo os autos, houve falsificação de documentos e pagamentos indevidos, com "dolo e má-fé" comprovados pela Justiça Federal.
Baseada nesta decisão A Câmara de Vereadores de Ibicaraí decidiu pelo afastamento, já que houve confirmação em segunda instância, da condenação com trânsito em julgado. A decisão pelo afastamento foi tomada na noite desta quarta-feira (16), em sessão presidida pelo vereador Chico do Doce (PSDB).
A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, também a condenou a ter seus direitos políticos suspensos por quatro anos. A decisão impôs à gestora a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios, ainda que por meio de empresas das quais seja sócia, pelo prazo de três anos.
Monalisa, comentou o assunto nas redes sociais :
"Acredito na Justiça dos homens, acredito na lei, acredito que os advogados já estão trabalhando para resolver tudo, porém acredito ainda mais na justiça de Deus. Foi Deus que me colocou nesse cargo de volta, através do voto dos eleitores. Eu tenho uma missão para cumprir na minha cidade e vou cumprir", afirmou.
Também nas redes sociais, o advogado da ex-gestora, Jerbson Moraes, divulgou uma nota, onde a afirma que ela foi "punida com base em uma sanção que não existe mais na legislação brasileira", a Lei de Improbidade. A lei ainda existe, mas em 2021 passou por mudanças após o então presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar o projeto que a flexibilizava.
Ainda conforme a Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o vice-prefeito Jonathas Soares (Republicanos) já foi empossado como chefe do Executivo municipal nesta quinta-feira (17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário