sexta-feira, 4 de julho de 2025

Ilhéus recebe desfibrilador público e capacita população para salvar vidas

Através de iniciativa da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB), aparelho foi instalado na Praça Dom Eduardo (Catedral)


A cidade de Ilhéus deu um importante passo na promoção da saúde e segurança da população. Na tarde desta quinta-feira (03), a Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB) realizou, na Praça Dom Eduardo (Catedral de São Sebastião), o curso “Salve uma Vida”, uma ação que teve como objetivo capacitar profissionais e membros da comunidade a reconhecer e agir corretamente em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR).

A iniciativa reuniu representantes da Guarda Municipal, agentes da SUTRAM, Bombeiros, Polícia Militar, Salva-Vidas, além de estudantes de enfermagem e moradores da cidade. Durante o curso, mais de 80 pessoas foram capacitadas na prática, aprendendo técnicas essenciais para agir com rapidez e segurança em situações de emergência.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Ilhéus, que destacou a importância de ações educativas que capacitem a população para atuar de forma imediata e eficaz na preservação da vida.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, a realização do curso e a doação do equipamento partiram de uma iniciativa do médico Fábio Maron, presidente da SAEB. “O doutor Fábio nos procurou com a proposta do curso ‘Salve uma Vida’, que ele já desenvolveu em outras cidades, e imediatamente, com o apoio do prefeito Valderico Junior, abraçamos essa ideia tão importante. Além do curso, recebemos também a doação de um Desfibrilador Automático Externo, que agora passa a ser patrimônio da nossa cidade”, afirmou a secretária.

Ao final da capacitação, foi instalado na Praça da Catedral um totem com o desfibrilador, acompanhado de uma placa comemorativa que celebra a doação feita pela Sociedade Baiana de Anestesiologia. O equipamento, conhecido como DEA, é fundamental para atender casos de parada cardíaca, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que tenha recebido o treinamento adequado.

Sonilda Melo enfatizou que o aparelho está disponível para toda a sociedade e reforçou a necessidade de preservação do equipamento. “Pedimos à população que cuide bem do desfibrilador, para que ele esteja sempre pronto para uso e possa salvar vidas. É um bem coletivo, que precisa ser preservado e protegido contra qualquer ato de vandalismo”, alertou.

A entrega do DEA e a realização do curso “Salve uma Vida” integraram a programação do 21º ENAI – Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia, evento que aconteceu em Ilhéus e reuniu profissionais de saúde de várias cidades do estado.



Nenhum comentário: