quarta-feira, 16 de julho de 2025

Ferrovia Salvador-Feira de Santana já está em análise no Ministério dos Transportes


O projeto para a construção da ferrovia que vai ligar Salvador a Feira de Santana está avançando a passos largos. Nesta segunda-feira, 14, o Ministério dos Transportes informou que os estudos de viabilidade para implantação do novo modal estão em fase de ajustes finais e devem ser concluídos em breve.

No final de maio, a empresa TIC Bahia Ltda. fez um requerimento junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para obtenção de uma outorga de autorização ferroviária para viabilizar a obra.

No dia 12 de junho, o deputado federal Zé Neto (PT-BA) e representantes da TIC Bahia, o empresário Osvaldo Ottan, o engenheiro Danilo Silva e o advogado Ronaldo Mendes, apresentaram o projeto elaborado pela empresa ao ministro Renan Filho.

No final do mês passado, a proposta foi apresentada por empresários a integrantes do governo da Bahia, durante a reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI)..

Próximos passos

No comunicado enviado ao portal, o MT detalhou as próximas etapas do projeto. A pasta informou que após a conclusão dos estudos, o material será encaminhado para análise técnica da ANTT.

Na sequência, seguirá para audiência pública, momento em que os resultados serão apresentados e poderão receber contribuições da socied

A ferrovia teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga.

A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, na capital baiana, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária soteropolitana, prevista para ser inaugurada até outubro deste ano.

Nenhum comentário: