segunda-feira, 30 de junho de 2025

Cúpula petista já enxerga Alcolumbre e Hugo Motta sufocando reeleição de Lula

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

 A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) avalia que a derrubada da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), medida aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, foi articulada pelos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com o objetivo de fragilizar o governo federal e dificultar a campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Nos bastidores, dirigentes do PT classificaram a medida como uma “ofensiva deliberada” e indicaram que o governo federal considera a judicialização do caso como um caminho inevitável. A legenda também sinalizou que não irá recuar diante do conflito e está disposta a travar o debate diretamente com a sociedade.


Integrantes do partido avaliam que a partir do momento em que os chefes do Congresso derrubam uma medida que afetará programas importantes do governo sem aviso ou explicação clara dos motivos, trata-se de uma ofensiva.

 

Segundo relatos internos, o PT também rejeita a justificativa informal de que a movimentação teria sido coordenada por Alcolumbre como forma de pressionar o presidente Lula a demitir o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em meio a disputas por nomeações em agências reguladoras.

Nenhum comentário: