quarta-feira, 14 de maio de 2025

Caravana de Direitos Humanos leva cidadania e serviços essenciais ao distrito de Taboquinhas


No último dia 13 de maio, o distrito de Taboquinhas, em Itacaré, recebeu a Caravana de Direitos Humanos, uma importante ação que aproximou a população dos serviços essenciais e garantiu o acesso a direitos fundamentais. Realizada no Casarão Canta Galo, a Caravana mobilizou diversos órgãos e instituições, resultando em 737 atendimentos a 350 pessoas, fortalecendo a cidadania e promovendo a inclusão social.

Entre os serviços mais procurados, destaque para o Instituto de Identificação Pedro Mello, da Secretaria de Segurança Pública, que emitiu 141 novas Carteiras de Identidade Nacional (novo RG), oferecendo a oportunidade para que muitos regularizassem sua documentação sem a necessidade de deslocamento para outras cidades.

O Ministério Público Estadual também marcou presença, realizando 89 atendimentos, com grande demanda por serviços de documentação. Já o Tribunal Regional Eleitoral possibilitou a emissão de 37 Títulos de Eleitor e transferências de local de votação, facilitando o exercício da cidadania para muitos moradores da região.

A Caravana também promoveu a inclusão de grupos específicos, como a Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que emitiu 13 Cadastros de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e cadastrou 8 pessoas no Passe Livre Intermunicipal, garantindo mais mobilidade e acessibilidade.

A juventude também foi contemplada. A Coordenação Geral de Políticas da Juventude atendeu 62 jovens, com orientações sobre programas como Pé-de-Meia, Bolsa Presença e ID Jovem, ampliando as oportunidades de inclusão e desenvolvimento para as novas gerações.

Em alinhamento com a III Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, a Caravana emitiu 88 certidões de nascimento e também ofertou uma série de outros serviços fundamentais para a população. A Neoenergia realizou a troca de lâmpadas antigas por modelos mais eficientes, promovendo economia e sustentabilidade. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa prestou 177 atendimentos, enquanto o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de LGBT da Bahia (CPDD-LGBT) orientou sobre retificação de nome e outros direitos da população LGBTQIAPN+.


Nenhum comentário: