terça-feira, 19 de março de 2024

Ilhéus inicia revisão do seu Plano Diretor

 


Revisão não acontecia desde 2006

A Prefeitura de Ilhéus deu início na última segunda-feira (18) a Revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI). O plano foi instaurado pela Lei n° 3.265/2006 e desde a sua instituição não foi reavaliado.

Indicar objetivos, diretrizes, ações estruturantes, normas e procedimentos para a realização da política urbana são as ações que compõem o Plano Diretor, envolvendo o meio ambiente, patrimônio cultural, transporte, habitação, regularização fundiária, saneamento e serviços públicos, além das políticas econômicas, sociais e de gestão.

No primeiro momento foi feita uma exposição do plano e a sua importância para o desenvolvimento e planejamento urbano do município, evidenciando a necessidade de atualização das diretrizes e propostas que foi formalmente iniciado em dezembro de 2021 por meio do Decreto Municipal n°12 publicado em 11 de março de 2022.

A Revisão do Plano está estruturada em cinco etapas de trabalho:

1.      Publicação do Decreto Municipal

2.      Formação da Rede Participativa

3.      Realização do Diagnóstico Municipal

4.      Debates técnicos e fóruns participativos

5.      Definição do Plano

Em todas essas etapas está garantida a participação popular a fim de garantir um Plano Diretor alinhado com as necessidades e aspirações da comunidade. As últimas fases serão conduzidas pela MYR ESG Solutions especializada na consultoria ambiental e urbana, empresa com ampla experiência em projetos de Planejamento urbano e Planos Diretores.

Nenhum comentário: