O presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antonio Lavareda, participou do UOL News hoje e garantiu que a XP Investimentos não tinha conhecimento do resultado da última pesquisa eleitoral contratada junto ao Instituto Ipespe, e que teve sua divulgação cancelada na quarta-feira (8). Lavareda também explicou que, por uma questão interna da empresa, os resultados só são enviados ao contratante após o encerramento da Bolsa de Valores às quintas-feiras.
"Quando a XP determinou o
cancelamento do registro ainda não tinha recebido o relatório do Ipespe, então não conhecia o resultado da pesquisa. A determinação do cancelamento foi feita na quarta-feira de tarde, e pelo regulamento da relação de contratante e contratado, a XP só recebe o resultado de cada pesquisa após o encerramento da Bolsa de Valores às quintas-feiras, é uma regra de compliance da empresa. A suspensão não teve a ver com resultados", afirmou durante o UOL News Tarde. Lavareda também disse que o real motivo do cancelamento do registro da pesquisa se deu por uma mudança no contratante. As pesquisas seriam contratadas pelo InfoMoney, um braço da XP, mas a empresa acabou voltando atrás da decisão de trocar o contratante.
O membro do Ipespe também rechaçou a possibilidade de o cancelamento da divulgação da pesquisa ter alguma relação com o fato de o presidente Jair Bolsonaro (PL) estar atrás do ex-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto. Ele reforçou que esse cenário já se desenha desde as pesquisas realizadas ainda em 2021.
Com informações do
www.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário