quarta-feira, 20 de abril de 2022

Baiano tem alívio de 20% com retirada das bandeiras vermelhas, mas ganha 21,35% de aumento nas contas de energia


Apenas um dia após anunciar o fim da bandeira tarifária vermelha devido a escassez hídrica, o que iria diminuir as contas de energia em 20%, o baiano recebe mais um aumento no preço de sua energia elétrica. Desta vez a conta cresce em 21,35% o que anula o desconto pelas tarifas extras e ainda dá aumento real à concessionária que na Bahia como sabemos e a Coelba.

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (19) mais um aumento na conta de luz dos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe, que chegam a 24,85%. A aprovação acontece dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) antecipar o fim da cobrança extra na conta de luz, a bandeira tarifária de escassez hídrica. Segundo o governo, o o fim da cobrança extra, no sábado, faria as contas de luz caírem 20%. Agora, porém, a Aneel autoriza os aumentos das tarifas. O reajuste mais alto, de 24,85%, é para a Enel Distribuição Ceará.

Em seguida, aparece a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), com um reajuste de 21,13%. Para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, o efeito médio será de 20,54%. Já para os conectados em baixa tensão, grupo que inclui os residenciais, grupo que inclui os residenciais, será de 21,35%. 

Nenhum comentário: