sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Protocolo de Segurança eficiente marca volta às aulas presenciais do Colégio Vitória



A primeira semana de aulas cem por cento presenciais do Colégio Vitória, em Ilhéus, foi considerada uma sucesso pela direção. Após dois anos de pandemia, a escola retomou todas as suas atividades presenciais, com cuidados, restrições e limites impostos pelas autoridades sanitárias e a Organização Mundial da Saúde. 


Para iniciar o ano letivo, o colégio contou com a colaboração e orientação de duas professoras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que têm filhos matriculados na instituição e trabalharam na homologação do protocolo de biossegurança, orientação das salas e vistoria das dependências da unidade localizada no bairro da Conquista.


Para garantir maior segurança, o Vitória está exigindo o uso de máscaras N95, PFF2 ou KN95, consideradas mais seguras em ambientes coletivos. Uma sobressalente deve permanecer na mochila do aluno. A escola está disponibilizando álcool em gel em todos os seus ambientes, mas tem solicitado às famílias que o estudante tenha o seu próprio recipiente abastecido. Está proibido empréstimo de material entre alunos. O estudante também deverá trazer sua garrafa de água podendo reabastecê-la na escola. 


Estão suspensas, temporariamente, as atividades que possibilitem interação coletiva. Coordenadores pedagógicos também fazem o trabalho de acompanhamento dos alunos nos espaços externos em momentos como a hora do lanche.  Também foi montado um esquema especial de segurança na saída da escola separando, em espaços diferentes, os alunos menores, das turmas iniciais, dos alunos maiores. 


Nas diversas turmas e níveis, o retorno presencial foi de confraternização e compartilhamento de conhecimento e experiências, entre palestras, registros de mensagens nos murais e apresentações de dança da academia parceira da escola. A terceira série, por exemplo, recebeu a visita do professor de História Lahiri Argollo para um momento de diálogo sobre o tema 'A vida é feita de escolhas: cada passo é uma decisão'. Na Jornada Pedagógica deste ano o tema apresentado em palestra com a diretora Ana Melo foi:  'A Educação em 2022  tem sede de quê?'. Na oficina com  professores, cada um customizou sua camisa temática com frases referentes ao processo de ensino aprendizagem.

Nenhum comentário: